"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

27 janeiro 2012

Sulis

Sulis ou Suilead é a Deusa da cura. Deusa celta das aguas termais e curativas. O nome Sulis significa sol e olho. A parte de seu nome se significa “sol” é devido ao fato de ser representada como alguém que nada nas aguas termais rumo à luz do sol. Isso ocorre, pois ela sai da “escuridão” enfrenta suas mazelas, seus medos e os cura indo em direção a luz. Já a parte do nome que significa “olho” vem devido ao fato dessa deusa estar ligada a agua doce, e quando vemos uma nascente d’agua, a chamamos de olho d’água. Além disso, significa também que Sulis é o próprio olho d’agua, por isso seu templo possui aguas mornas já que tal agua vem de dentro da terra. Já sua variante de nome, Suilead, significa sabedoria. Sulis representa o desafio enfrentado nas profundezas rumo ao sol curando assim todas as suas mazelas. Quando os romanos invadiram a Inglaterra identificaram Sulis como a Deusa deles chamada Minera.






Quando os romanos invadiram a Inglaterra acharam um lugar de agua termais onde era realizado cultos a Deusa Sulis. Pouco tempo depois da chegada dos romanos eles perceberam que a agua que se encontrava no templo da Deusa era curativa, medicinal e milagrosa. Os romanos fizeram novas edificações no vilarejo ao redor do templo e renomearam o para Aquasulis. Os romanos se familiarizaram com Sulis, pois parecia com uma deusa deles chamada Minerva. Logo depois o templo de Sulis se tornou casa de banho romana. Isso aconteceu, pois as aguas além de curativas ficavam sempre em torno de 46º, já que a água vinha a cerca de 3 mil quilômetros de profundidade e tal agua possuía 43 minerais nela. Em tal lugar dizem que era possível ver o nome de Sulis em todas as paredes e que havia uma estatua de Deusa de 2,5 metros. Atualmente podemos ver o nome de Sulis nas paredes além de imagens dela por todas as partes só que os romanos colocaram também o nome e as imagens de minerva. Os romanos também modificaram um pouco a estatua de Sulis para que se parecesse mais com Minerva. Hoje a estatua encontra-se e condições razoáveis já que depois de tantos ataques sofridos pela Inglaterra ela esta levemente quebrada. Já o antigo templo de Sulis que depois virou casa de banho romana esta em excelente estado podendo hoje ser visitado.






O local de banho romano e antigo templo de Sulis encontra-se em Bath na Inglaterra. Bath é descrita como a cidade que foi construída no melhor local e o mais nobre da Inglaterra. O templo de Sulis foi construído por volta de 863 AC a mando do rei celta Bladud. O templo de Sulis não tinha somente como objetivo cultuar a Deusa mais abastecer mais três alas de reservatórios de agua (caldarium, tepidarim e frigidarium). Depois de Cristo os romanos invadiram a Inglaterra e fizeram do templo de Sulis um lugar de lazer e de reuniões.
Em 973 AC Edgar foi coroado na Abadia de Bath e posteriormente a cidade virou um resort popular. Tempos depois Bath foi esquecida.
Em aproximadamente em 1692 uma rainha chamada Ane se interessou pelo local e fez dele novamente um lugar famoso. Hoje a cidade de Bath é vista como um grande spa. Atualmente quando se visita Bath percebe-se que toda a cidade gira ao redor do antigo templo de Sulis, mas infelizmente escuta-se falar mais que tal local foi uma espécie de spa romano do que o templo dedicado a uma Deusa celta.
Desde 1997 a cidade de Bath e considerada patrimônio mundial pela UNESCO.







Sulis é muito comparada com Minerva já que os romanos invadiram a Inglaterra. Vamos agora comparar uma deusa com a outra para que vocês possam perceber as diferenças e as semelhanças.
• Minerva
Ela é Deusa da sabedoria, da ideia civilizadora e da vitória nas guerras. Ela se veste com pele de urso e uma coruja e na mitologia romana a coruja simboliza a cura, a medicina. Minerva é considerada uma deusa virgem, pois é a única forma de manter um corpo limpo das mazelas. Apesar de deusa da guerra ela era justa e sensata na hora de tomar decisões já que era também a Deusa da Sabedoria.
• Sulis
Ela é a deusa das aguas termais, aquela que mergulha profundo nas suas mazelas para que volte a luz purificada. Muito cultuada pelos celtas é vista como deusa da cura, já que após seu mergulho e compreensão de seus problemas ela volta renovada. Uma derivação de seu nome (Suilead) significa sabedoria.
A comparação entre uma deusa e outra é muito sutil. Elas são comparadas pelo fato da cura, a medicina. Enquanto Sulis mergulha nas aguas curativas, Minerva leva consigo a Coruja. Além disso, também estão ligadas a sabedoria já que Minerva é a Deusa da sabedoria e uma derivação do nome de Sulis significa sabedoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário